segunda-feira, 31 de maio de 2010
Decomposição dos resíduos sólidos
Falando sobre reciclagem, vcs sabem o tempo que cada resíduo sólido gasta para se decompor na natureza?
Não?
Que tal darmos uma olhada na relação abaixo:
Papel: Decomposição de 1 a 3 meses;
Vidro: Decomposição 4.000 anos;
Plástico: Decomposição de 200 a 450 anos;
Metal: Decomposição de 100 a 500 anos.
Não vamos nos esquecer dos 3R’s, gente...
REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR!!
Sempre...
Quem é o responsável pela mudança no nosso planeta? VOCÊ!!!
Somos atualmente mais de 6 bilhões de habitantes em nosso planeta. E esse número não para de crescer, a previsão é que no ano de 2015 já seremos mais de 7 bilhões.
Temos que pensar que o sustento de toda essa população depende dos recursos, que na verdade são patrimônios naturais que extraímos do próprio planeta, e que a sobrevivência e a qualidade de vida da atual e das futuras gerações vão sempre depender da maneira como o tratamos.
Muitos materiais que podem ser reutilizados ou reciclados são lançados nos lixões.
Ao buscarmos reutilizar ou reciclar esses materiais, estamos poupando recursos naturais, nosso maior patrimônio.
Todos devemos estar cientes da urgência e da gravidade da situação.
Adotar novos hábitos, mudar crenças antigas, promover novas atitudes tornam-se fundamentais para manutenção da vida no planeta.
Lembra dos 3 R’s?
0 1º passo é evitar a geração de resíduos, buscando o consumo racional e apenas do que for necessário. O 2º passo é verificar a possibilidade de reutilizar o resíduo gerado, tanto em casa, quanto no trabalho e nos momentos de lazer. O 3º passo é separar o resíduo e destiná-lo no coletor adequado, para reciclar ou dispor de forma ambientalmente adequada.
O Planeta Terra não é um personagem distante que aparece nos livros e na televisão. Ele é a nossa casa!
Pequenas ações incorporadas em nossa rotina podem contribuir em favor do bem-estar da sociedade, da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade do planeta.
Assumir a responsabilidade da mudança de hábitos no dia-a-dia é garantir a perpetuação da vida às gerações futuras.
Reciclagem
O resultado da nossa pesquisa não nos deixa mentir, grande parte das pessoas realmente não separa o lixo.
Ainda há tempo para que essas pessoas mudem de atitude, desse modo, vamos dar algumas sugestões de como separar o lixo.
Nós sugerimos que o lixo seja separado em: recicláveis e não-recicláveis. Não é necessário ter quato recipientes para separar o lixo em tipos de materiais, pois na maioria das vezes a coleta dos recicláveis é feita de uma só vez e o lixo acaba sendo todo misturado e separado posteriormente nas cooperativas de reciclagem.
Como você vai saber se o lixo é reciclável ou não? Algumas embalagens possuem o selo indicativo de material reciclável, mas outras não. Pense da seguinte forma: tudo o que é seco provavelmente é reciclável e tudo que é úmido provavelmente é orgânico.
Então separe o lixo dessa forma, em seco e úmido. Quando for separar embalagens de alimentos, cuidado para que os restos não contaminem o restante do lixo reciclável, pois se isso acontecer, já era: o que era reciclável ficou contaminado e deixou de ser. Vale a pena dar uma lavadinha para tirar os excessos de alimentos que ficam nessas embalagens.
Então separe o lixo dessa forma, em seco e úmido. Quando for separar embalagens de alimentos, cuidado para que os restos não contaminem o restante do lixo reciclável, pois se isso acontecer, já era: o que era reciclável ficou contaminado e deixou de ser. Vale a pena dar uma lavadinha para tirar os excessos de alimentos que ficam nessas embalagens.
Então, o que fazer com o lixo separado? Acesse o site da prefeitura da sua cidade e tente entrar em contato com a Secretaria de Limpeza Pública. Se não houver essa Secretaria, tente a de Urbanismo. Informe-se se existe a coleta seletiva na sua cidade e quais os locais, dias e horários que o caminhão passa.
Se não houver a coleta seletiva, pode ser que dê mais trabalho. Pesquise as escolas, shoppings e supermercados que recebem esses materiais, ou mesmo as cooperativas de reciclagem. No site do CEMPRE, há mais informações sobre essas cooperativas.
Se não houver a coleta seletiva, pode ser que dê mais trabalho. Pesquise as escolas, shoppings e supermercados que recebem esses materiais, ou mesmo as cooperativas de reciclagem. No site do CEMPRE, há mais informações sobre essas cooperativas.
Fonte: http://papodehomem.com.br/como-preservar-o-meio-ambiente-sem-frescuras/
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Nossas atitudes diárias salvam o mundo...
Hoje vc deixou de imprimir quantas folhas? Fechou a torneira enquanto escovava os dentes? Foi rápido no banho? Reduziu a quantidade de lixo produzido? Deu preferência para a luz natural e apagou as luzes elétricas durante o dia? Praticou a carona solidária? Fez uso dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar)?
Não?????
O que vc está esperando? Saiba que atitudes básicas e cotidianas como essa fazem toda a diferença...
Seja amigo do nosso planeta!
quarta-feira, 26 de maio de 2010
sábado, 22 de maio de 2010
sexta-feira, 21 de maio de 2010
A Conferência que pouco "conscientizou".
Olá!
Achamos interessante compartilhar com vocês está citação, que faz referência aos múltiplos interesses divergentes entre as dezenas de países participantes do ECO 92, o que impossibilitou um acordo prático entre eles com relação ao meio ambiente.
"...estabeleceu as metas e as estratégias para o equacionamento dos grandes problemas ecológicos e para o desenvolvimento harmonioso das sociedades no próximo século. (...) Esses são os grandes desafios da humanidade na busca de uma ordem ambiental planetária que supere as divergências entre países e blocos de nações."
POLONI, Delacir.
A ECO 92, foi realizada no Rio de Janeiro de 3 a 4 de junho, onde se reuniram pessoas de várias nações, níveis sociais e intelectuais, como chefes de Estado, cientistas, ambientalistas, ONGs, jovens, adultos, crianças, índios. A Conferência discutiu uma vasta temática, ligada aos climas globais, às florestas e a biodiversidade.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
O assunto é: Meio Ambiente!
Olá!
Dentro da disciplina de Comunicação e Conjuntura Internacional, este blog foi criado com o intuito de colocar em pauta um assunto que vem ganhando relevância mundial: a preservação do meio ambiente.
Dentro da disciplina de Comunicação e Conjuntura Internacional, este blog foi criado com o intuito de colocar em pauta um assunto que vem ganhando relevância mundial: a preservação do meio ambiente.
No cenário da Nova Ordem Mundial, as questões se tornam cada vez mais mundiais e menos locais. Destaca-se, entre as questões de interesse global, o meio-ambiente e a consciência de que a destruição ambiental não traz conseqüências, apenas, a um determinado ecossistema de um país ou de um continente, mas para todos os que habitam no mundo. Fatos como a Globalização, a modernização, o crescimento populacional, que demanda produção de alimento, minérios e demais bens de consumo essenciais à manutenção da espécie humana, contribuem para a construção deste cenário.
Adaptar-se a essas novas demandas gera impactos ambientais, seja pelo desmatamento de florestas para o plantio ou extração de madeira, seja pela emissão de resíduos das fábricas, ou ainda, pela movimentação da terra para a extração de minérios entre outros. Se tudo continuar como está, com a tendência de piorar, no futuro faltará água potável; não existirão terras livres de poluentes para o cultivo da agricultura; a Terra estará super aquecida; animais pertencentes à cadeia alimentar humana se extinguirão, entre outras inúmeras catástrofes que poderão acontecer.
Com o agravar dos fatos, o homem precisou da tal “consciência ecológica”. Quem será esta? Até então desconhecida por muitos, a consciência ecológica chegou primeiro aos países desenvolvidos, e vem alcançando também os países em desenvolvimento.
Preservar o meio ambiente não é apenas papel das empresas dos governos ou das instituiões da sociedade civil, é papel de todos nós.
O que você pode fazer? Nós estamos aqui para responder!
Nosso email: acontece_nomundo@hotmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)