segunda-feira, 7 de junho de 2010

Aquecimento Global



** 1,1 a 6,5 °C. De acordo com estimativas feitas pelo painel intergovernamental de mudança climática, em 2007, essa é a faixa de elevação que pode sofrer a temperatura média global até o final deste século. (A previsão anterior era de 1,6 a 5,8 °C, o que implica um aumento de incerteza quanto a esta previsão); 

** 2.000 quilômetros quadrados. Todo ano, áreas desse tamanho se transformam em deserto devido à falta de chuvas; 

** 40% das árvores da Amazônia podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus; 

** 2.000 metros. Foi o comprimento que a geleira Gangotri (que tem agora 25 km), no Himalaia, perdeu em 150 anos. E o ritmo está acelerando; 

** 750 bilhões de toneladas. É o total de CO2 na atmosfera hoje; 

** 2050. Cientistas calculam que, quando chegarmos a esse ano, milhões de pessoas que vivem em deltas de rios serão removidas, caso seja mantido o ritmo atual de aquecimento. 

** A calota polar irá desaparecer por completo dentro de 100 anos, de acordo com estudos publicados pela National Sachetimes de Nova Iorque em julho de 2005, isso irá provocar o fim das correntes marítimas no oceano atlântico, o que fará que o clima fique mais frio, é a grande contradição de aquecendo esfria; 

** O clima ficará mais frio apenas no hemisfério norte, quanto ao resto do mundo a temperatura média subirá e os padrões de secas e chuvas serão alterados em todo o planeta; 

** O aquecimento da terra e também outros danos ao ambiente está fazendo com que a seleção natural vá num ritmo 50 vezes mais rápido do que o registrado a 100 anos; 

** De 9 a 58% das espécies em terra e no mar vão ser extintas nas próximas décadas, segundo diferentes hipóteses.

Fique ligado:
Estudo recente aponta que as temperaturas atuais estariam dentro da mesma faixa das registradas em outras fases quentes da história da Terra, em que até 95% das plantas e animais teriam morrido.
 Variação de temperatura na Terra de 1860 até 2004.


Fonte: Mundo Quente / www.mundoquente.com.br

Desenvolver sim, mas de forma sustentável!



"Desenvolvimento sustentável significa usarmos
nossa ilimitada capacidade de pensar em vez de
nossos limitados recursos naturais."
(JUHA SIPILÄ)

O desenvolvimento sustentável envolve muito mais coisas além da proteção ambiental. Ele busca a reconciliação entre as pressões aparentemente conflitantes do desenvolvimento econômico, da proteção ambiental e da justiça social.

Viver de forma sustentável é aceitar o dever de buscar a harmonia com as outras pessoas e com a natureza. Devemos compartilhar entre nós o cuidado com a Terra. A humanidade não pode tirar mais da natureza do que a natureza pode repor. Ou seja, precisamos adotar estilos de vida e caminhos de desenvolvimento que respeitem os limites naturais. Isto é possível sem que se rejeitem os benefícios trazidos pela tecnologia moderna, desde que a tecnologia também trabalhe dentro destes limites. Esta é uma estratégia para uma nova visão do futuro - não é um retorno ao passado.

Um princípio ético é o dever de cuidar das outras pessoas e das outras formas de vida, agora e no futuro. O desenvolvimento não pode ocorrer às custas de alguns grupos sociais ou das futuras gerações. A distribuição das riquezas também é um valor da sustentabilidade. Os pobres são mais afetados pelos problemas ambientais e têm menos condições de resolvê-los. A pobreza força as pessoas a comportamentos insustentáveis, enquanto os ricos podem se dar ao luxo de ignorarem ou escaparem das conseqüências ambientais de suas ações. A justiça com as pessoas que vivem agora deve ser acompanhada pela preocupação com as futuras gerações. A solidariedade é um princípio importante do desenvolvimento sustentável.

Para adotar a ética de viver sustentavelmente, as pessoas precisam reexaminar seus valores e mudar comportamentos. A sociedade deve promover valores que apóiem uma nova ética e desencorajar aqueles incompatíveis com um modo de vida sustentável.

A crença que o processo de dar poder às pessoas para gerenciarem sua comunidade resultará nas escolhas ambientais corretas é inerente à Agenda 21. Mas a experiência nos mostra que nem sempre é assim. A democracia e a participação cidadã são apenas ferramentas para encontrarmos o caminho para viver dentro dos limites do mundo físico, enquanto atendemos às necessidades e aspirações humanas, de forma justa e sustentável. É preciso criar situações nas quais as pessoas possam fazer as melhores escolhas ambientais sem sacrifícios, e aplicar os incentivos econômicos que tornam estas escolhas mais atraentes.

domingo, 6 de junho de 2010

Reduzindo todos os dias o impacto do aquecimento global...


 

Para contribuir para o aquecimento global, basta estar vivo. Desde o momento de nossa concepção, em todos os dias da nossa vida 'causamos' impactos ambientais. Consumindo carne ou não, reciclando ou não, andando de carro ou de bicicleta, todas as nossas ações têm impacto na natureza e, ainda que seja impossível nos eximirmos de todos, é essencial que se conheça cada um deles para que possamos minimizá-los sempre que possível.

Temos aqui algumas dicas para um dia mais sustentável para você que ama o seu planeta:

Pela manhã:

1.Deixe a torneira aberta o mínimo possível ao escovar os dentes. De preferência, utilize uma caneca ou copo para fazer os bochechos com água e você se espantará com a pequena quantidade de água necessária para se escovar os dentes.
2.Seis minutos no banho são mais do que suficientes para qualquer pessoa. Desligue o chuveiro enquanto se ensaboa ou aplica o shampoo.
3.Se você mora no terceiro andar, vá de escadas. O tempo é quase o mesmo, é mais saudável e você poupa energia.
4.Utilize o transporte coletivo sempre que possível para ir ao trabalho. Ou então, considere a opção de trabalhar em casa uma vez por semana – com o advento da banda larga, muitas profissões já permitem o trabalho remoto.

No trabalho:

1.Evite o desperdício de copos de plástico no seu trabalho. Ao beber o primeiro copinho pela manhã no escritório, separe-o ou marque-o com o seu nome, para que você possa utilizá-lo o dia inteiro antes de descartá-lo.
2.Pergunte-se sempre se imprimir e-mail, planilhas e documentos é realmente necessário. Em 90% dos casos, não. Se for, ao menos utilize papel reciclável.
3.Desligue o monitor sempre que for sair por até duas horas, ou desligue o computador quando o período for maior.
4.Utilize o ar-condicionado com consciência e parcimônia. Desligue-o uma hora antes do final do expediente.

Nas refeições durante o trabalho:

1.Se você come fora, procure almoçar perto do trabalho. Isso evita o gasto com combustível, estacionamento e ainda reduz a poluição. Procure comer alimentos orgânicos e evite o consumo de carne animal.
2.Evite ao máximo pedir comida no escritório. Além de incentivar o sedentarismo, isso contribui para a poluição, causada pelas motos, além do grande número de acidentes e mortes causadas por motoqueiros – em São Paulo, morrem mais de 300 motoqueiros por ano, em sua maioria entregadores, vítimas da pressa e imprudência.

À noite, em casa:

1.Evite tomar banho nos horários de pico de consumo de energia – das 18:00 às 21hs. Apesar do consumo ser o mesmo, a demanda nesse horário é maior, já que grande parte da população está tomando banho, preparando refeições ou assistindo TV. Como o consumo de energia durante o banho é disparado o maior, você evita a sobrecarga do sistema e adia a construção de novas usinas se puder mexer um pouquinho nos seus horários.
2.Não deixe o microondas ligado em stand-by se você só o utiliza uma vez por dia.
3.Otimize a lavagem de roupas e louças, deixando sempre acumular uma quantidade razoável antes de lavá-los.
4.Se você é daqueles que dorme com a TV ligada, não se esqueça de programar o timer. Não deixe o computador ou outros equipamentos ligados sem necessidade.


Nosso planeta é nossa casa! 
Ame-o, respeite-o, preserve-o! 
Contribua diariamente para a sua conservação... 
 
Fonte: http://www.yabu.com.br/blog/

sábado, 5 de junho de 2010

5 de Junho



O Planeta chega ao Dia Mundial do Meio Ambiente em momento crítico. É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.



Num momento em que a Natureza se apresenta especialmente inquieta, com manifestações causadas ou não pelo Homem – mas que cobram um preço alto em vidas –tais como furacões furiosos, enchentes devastadoras, deslizamentos letais, invernos glaciais, chegamos ao Dia Mundial do Meio Ambiente chamando não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos em defesa da vida.

Todos temos como contribuir – direta ou indiretamente – para que as sociedades caminhem rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.


Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais.


À iniciativa privada cabe não somente investir em conservação do meio ambiente, mas, principalmente, assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, trabalhando de dentro para fora, com adequação de suas cadeias produtivas e meios de produção, distribuição etc.


À sociedade civil organizada, em especial às ONGs socioambientalistas cabe conceber e aplicar soluções, realizar campanhas, mobilizar e facilitar o engajamento de indivíduos, governos e iniciativa privada num esforço conjunto para o bem comum das gerações de agora e do futuro.


E tudo isto tem que ser feito agora. A Natureza já nos envia seus sinais de alerta.



Fonte: WWF Brasil www.wwf.org.br

Dia Mundial do Meio Ambiente 2010



A Embaixadora da Boa Vontade do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Gisele Bündchen, e participantes ativos do Dia Mundial do Meio Ambiente, convidam todos para celebrar o WED 2010 (World Environment Day 2010), ou em português, Dia Mundial do Meio Ambiente.

Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente dia 5 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
 
O primeiro dia mundial do meio ambiente foi comemorado já em 1973. A cada ano a data tem um tema diferente e é celebrada em uma cidade do mundo, além de contar com uma exposição internacional que começa no dia cinco.
O Dia do Meio Ambiente, em 2010, tem como tema “Muitas espécies. Um planeta. Um futuro”. Em 2010, ano internacional da biodiversidade, o evento vai celebrar a diversidade da vida na Terra.
Milhares de atividades serão realizadas em todo o mundo, entre elas a limpeza de praias, shows, festivais de cinema e eventos comunitários.

Em 2009, o evento foi realizado no México, com o tema “Seu planeta precisa de você - Unidos para combater a mudança climática”. O objetivo foi conscientizar o mundo em torno da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada em Copenhague no final do ano.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

"Pequenas grandes ações"



Uso consciente da água do nosso planeta...


Aperte a descarga apenas o tempo necessário:

A descarga de um vaso sanitário despeja 10 litros de água em 6 segundos. Uma válvula defeituosa pode triplicar o consumo.

Não jogue papel ou lixo no vaso sanitário:

Mais água tem que ser usada para que o material vá embora.

Feche a torneira ao escovar os dentes:

Ao escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta, gasta-se 80 litros. Mas, se você fechar a torneira durante a escovação o gasto será de 1 litro.

Reduza o tempo do banho:

Em um banho de chuveiro de 15 minutos podem ser gastos até 240 litros. Reduzir o tempo do banho, e fechar a torneira para ensaboar-se, a economia pode chegar a 160 litros.

Lavar a louça, só com a torneira fechada:

Em 15 minutos, com a torneira completamente aberta podem ser gastos mais de 130 litros de água

Use o balde:

Para lavar o carro com a mangueira aberta durante meia hora, são gastos até 600 litros. Se você trocar a mangueira pelo balde, esse volume pode diminuir para 40 litros. Lavar a calçada por 15 minutos com a mangueira aberta pode gastar até 300 litros, com o balde são no máximo 60, e você estará economizando água.

Post inspirado no portal Meio Ambiente PR

Campo de Futebol - Greenpeace

quarta-feira, 2 de junho de 2010

AGENDA 21




A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. É a mais ambiciosa e completa tentativa de especificar quais ações serão necessárias, em nível global, para reconciliar o desenvolvimento com as preocupações ambientais.

Mas, a Agenda 21 não é uma agenda ambiental: é uma agenda para o desenvolvimento sustentável, que prevê ações concretas a serem implementadas pelos Governos, pelas empresas públicas e privadas e pela sociedade civil.

A Agenda 21 Local
Em 1992, a Agenda 21 foi assinada no Rio de Janeiro por 178 países. Ela discute a essência do que é desenvolvimento sustentável, o processo através do qual ele pode ser alcançado e as ferramentas de gerenciamento necessárias para alcançá-lo. Em seu Capítulo 28, exorta as autoridades locais a desenvolverem, até 1996, uma Agenda 21 Local. 

Como problemas ambientais locais não poder ser resolvidos somente por programas globais, a campanha da Agenda 21 Local foi criada para conceber planos de ação que, resolvendo problemas locais, se somarão para ajudar a alcançar resultados integrais.

A Agenda 21 Local é um processo de desenvolvimento de políticas para o desenvolvimento sustentável. A sua base é a criação de sistemas de gerenciamento que levem o futuro em consideração.

A implantação da Agenda 21 Local deve ser um processo contínuo no qual a comunidade aprende sobre suas deficiências e identifica inovações, forças e recursos próprios ao fazer as escolhas que a levarão a se tornar uma comunidade sustentável. Uma Agenda 21 local bem sucedida mobilizará consciências, apoio público e vontade política para fazer estas escolhas.

A primeira e fundamental condição para a Agenda 21 Local é uma parceria entre a sociedade e o Estado. Nenhum lado consegue trabalhar sozinho. O envolvimento e a participação da comunidade é essencial para o sucesso de todos os projetos.

Agora que você conhece a Agenda 21, sugira a criação de um documento assim na sua empresa, na sua comunidade... Reivindique das autoridades políticas.

O planeta é de todos, então todos devem participar na luta por sua sustentabilidade.

Confira o documento completo no site: http://www.ecolnews.com.br/agenda21

10 Dicas contra o Aquecimento Global para as empresas...


Que tal circular essa lista para seus colegas de trabalho ou então imprimí-la no mural da empresa? Usando papel reciclado, é claro! 


1. Use os dois lados do papel
Reduza o seu gasto com papel e o acúmulo sobre a sua mesa pela metade imprimindo os dois lados da folha. Algumas impressoras já oferecem essa opção automaticamente. 

2. Recolha o papel da máquina de xerox
Muitos escritórios têm uma lata de lixo bem ao lado da máquina de xerox. Se alguma cópia saiu com erro, basta jogar no lixo. Elimine essa prática da sua empresa colocando uma caixa para acumular papel que pode ser utilizado como rascunho. 

3. Compre papel reciclado
Se você é o responsável pelas compras no escritório, que tal incluir uma quantidade de papel reciclável na próxima compra? Ou então converse com seus colegas e chefes do trabalho para implementar a prática. 

4. Recarregue seus cartuchos de tinta e toner
Ao recarregar seus cartuchos de tinta ou toner em lojas especializadas, você economiza dinheiro, embalagens, combustível do transporte e consequentemente, CO2 na atmosfera. Em muitos casos, a economiza chega a até 70%. 

5. Utilize e-mail
Parece incrível, mas muita gente ainda distribuiu memorandos e atas de reunião em papel, gerando desperício de material e aumento de custos com limpeza e armazenamento. Que tal utilizar o e-mail? O mesmo vale para manuais, políticas internas e documentos. 

6. Incentive a carona
Estabeleça um programa de carona no seu escritório. Muitas vezes as pessoas gostariam de dividir o carro mas não sabem onde as outras moram ou tem vergonha de perguntar. 

7. Instale lixeiras seletivas
Não apenas para a empresa, mas também para que os colaboradores possam trazer de casa o lixo reciclável. 

8. Desligue a máquina de snacks, café e água
Muitas vezes esses equipamentos ficam ligados noites, fins de semana e feriados inteiros, consumindo energia e aumentando os custos da empresa. 

9. Desligue os screensavers
Proteção de tela (screensaver) não economiza energia, ao contrário, gasta. Configure o seu monitor para que ele se desligue após algum tempo sem uso. E é sempre bom lembrar: monitores LCD são muito mais econômicos que os de CRT (tubo) e laptops são muito mais econômicos que os desktops. 

10. Leve o seu copo favorito para o escritório
Ao invés de utilizar vários copinhos plásticos durante o dia, que tal levar para o escritório sua caneca ou garrafa lavável favorita? Incentive seus colaboradores a fazerem o mesmo.

Agora, repasse essa lista para seus colaboradores e parceiros. Distribua livremente essa lista e se possível divulgue a fonte, o www.mudeomundo.com.br. Incorpore aqui as suas sugestões e ajude a construir uma empresa e também um mundo mais sustentável.

Post inspirado no blog de Fábio Yabu

Economia também do microondas


Economizar energia ao descongelar no microondas?


Ter uma vida sustentável significa ficar atento a cada ato cotidiano. Ok, você trocou as lâmpadas da sua casa, compra alimentos orgânicos, utiliza o transporte coletivo. O que mais você pode fazer?

Temos uma dica simples, mas valiosa. As vezes o microondas “derruba” a energia da casa quando é ligado? Apesar de hoje em dia os aparelhos serem bem mais eficientes do que antigamente, em geral cerca de 6% da energia consumida numa residência é destinada ao microondas. Ainda assim, seu uso é energeticamente igual ou mais vantajoso do que o do forno elétrico (basta comparar o consumo em kw/h do seu modelo com um equivalente elétrico em litros).

Uma forma simples de economizar energia é planejando melhor suas refeições e, principalmente, os descongelamentos. Se você já sabe que vai ter que descongelar feijão, carnes ou peixes no dia seguinte, que tal deixá-los descongelando naturalmente durante a noite, na pia ou mesmo dentro da geladeira? Assim, o uso do microondas será mínimo.

Outras dicas:
•Microondas agem aquecendo partículas de água. Por isso, alimentos líquidos como sopas ou feijão esquentam muito mais rápido. Seguindo esse raciocínio, adicione uma pequena quantade de água à sua refeição e você economizará tempo e energia.

•Nunca se esqueça: aparelhos em stand-by consomem até 15% da conta de luz! Desligue o microondas da tomada sempre que não for usá-lo.

•Cubra os alimentos com um prato um tampa apropriados; assim você aproveita o vapor quente que eles exalam durante o aquecimento e não suja seu microondas.

•Utilize preferencialmente refratários brancos, que refletem o calor ao invés de absorvê-lo.

•Ao adquirir um novo forno, atente à sua eficiência energética. Muitas vezes alguns reais a mais no ato da compra se tornam centenas de reais economizados ao longo dos anos.
 
Post inspirado no blog de Fábio Yabu