A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992. É a mais ambiciosa e completa tentativa de especificar quais ações serão necessárias, em nível global, para reconciliar o desenvolvimento com as preocupações ambientais.
Mas, a Agenda 21 não é uma agenda ambiental: é uma agenda para o desenvolvimento sustentável, que prevê ações concretas a serem implementadas pelos Governos, pelas empresas públicas e privadas e pela sociedade civil.
A Agenda 21 Local
Em 1992, a Agenda 21 foi assinada no Rio de Janeiro por 178 países. Ela discute a essência do que é desenvolvimento sustentável, o processo através do qual ele pode ser alcançado e as ferramentas de gerenciamento necessárias para alcançá-lo. Em seu Capítulo 28, exorta as autoridades locais a desenvolverem, até 1996, uma Agenda 21 Local.
Como problemas ambientais locais não poder ser resolvidos somente por programas globais, a campanha da Agenda 21 Local foi criada para conceber planos de ação que, resolvendo problemas locais, se somarão para ajudar a alcançar resultados integrais.
A Agenda 21 Local é um processo de desenvolvimento de políticas para o desenvolvimento sustentável. A sua base é a criação de sistemas de gerenciamento que levem o futuro em consideração.
A implantação da Agenda 21 Local deve ser um processo contínuo no qual a comunidade aprende sobre suas deficiências e identifica inovações, forças e recursos próprios ao fazer as escolhas que a levarão a se tornar uma comunidade sustentável. Uma Agenda 21 local bem sucedida mobilizará consciências, apoio público e vontade política para fazer estas escolhas.
A primeira e fundamental condição para a Agenda 21 Local é uma parceria entre a sociedade e o Estado. Nenhum lado consegue trabalhar sozinho. O envolvimento e a participação da comunidade é essencial para o sucesso de todos os projetos.
Agora que você conhece a Agenda 21, sugira a criação de um documento assim na sua empresa, na sua comunidade... Reivindique das autoridades políticas.
O planeta é de todos, então todos devem participar na luta por sua sustentabilidade.
Confira o documento completo no site: http://www.ecolnews.com.br/agenda21
Eu não conhecia a Agenda 21. Mas foi ótimo saber que existe uma iniciativa dessas. Vou me informar melhor sobre a Agenda 21 do Brasil.
ResponderExcluirQualidade de Vida é o direito do cidadão a um Meio Ambiente ecologicamente equilibrado e as condições básicas para sua sobrevivência no exercício pleno da cidadania.A Agenda 21 é um projeto de interesse comum – Governo – Sociedade Civil Organizada – Empresários – Organização não Governamental e Comunidade – para projetar nosso futuro comum.
ResponderExcluir