Economizar energia ao descongelar no microondas?
Ter uma vida sustentável significa ficar atento a cada ato cotidiano. Ok, você trocou as lâmpadas da sua casa, compra alimentos orgânicos, utiliza o transporte coletivo. O que mais você pode fazer?
Temos uma dica simples, mas valiosa. As vezes o microondas “derruba” a energia da casa quando é ligado? Apesar de hoje em dia os aparelhos serem bem mais eficientes do que antigamente, em geral cerca de 6% da energia consumida numa residência é destinada ao microondas. Ainda assim, seu uso é energeticamente igual ou mais vantajoso do que o do forno elétrico (basta comparar o consumo em kw/h do seu modelo com um equivalente elétrico em litros).
Uma forma simples de economizar energia é planejando melhor suas refeições e, principalmente, os descongelamentos. Se você já sabe que vai ter que descongelar feijão, carnes ou peixes no dia seguinte, que tal deixá-los descongelando naturalmente durante a noite, na pia ou mesmo dentro da geladeira? Assim, o uso do microondas será mínimo.
Outras dicas:
•Microondas agem aquecendo partículas de água. Por isso, alimentos líquidos como sopas ou feijão esquentam muito mais rápido. Seguindo esse raciocínio, adicione uma pequena quantade de água à sua refeição e você economizará tempo e energia.
•Nunca se esqueça: aparelhos em stand-by consomem até 15% da conta de luz! Desligue o microondas da tomada sempre que não for usá-lo.
•Cubra os alimentos com um prato um tampa apropriados; assim você aproveita o vapor quente que eles exalam durante o aquecimento e não suja seu microondas.
•Utilize preferencialmente refratários brancos, que refletem o calor ao invés de absorvê-lo.
•Ao adquirir um novo forno, atente à sua eficiência energética. Muitas vezes alguns reais a mais no ato da compra se tornam centenas de reais economizados ao longo dos anos.
Post inspirado no blog de Fábio Yabu
Eu sempre abuso do microondas. Boas dicas, vou tentar manerar... Bjo!
ResponderExcluir